Cebolinha
Allium fistulosum

Cebollino
Chive
Ciboulette

Histórico

Existem registros da existência da cebolinha na China, há mais de quatro mil anos. Lá, era conhecida como a “pérola entre as verduras”. Dizia-se, na China, que quanto mais forte o aroma e o sabor da cebolinha, maior seu poder de cura. Trazida do Oriente por Marco Polo, rapidamente, tornou-se indispensável na culinária Ocidental.

Uso culinário

A cebolinha, tanto crua como cozida, é muito usada nas cozinhas chinesa e ocidental. É indispensável no preparo de saladas, sanduíches, sopas e omeletes. Dá sabor especial a manteigas, queijos cremosos e patês. Pode decorar pratos prontos, antes de serem servidos.

Uso terapêutico

Contendo ferro e vitaminas diversas, a cebolinha é estimulante do apetite, além de auxiliar a digestão. Ajuda no combate à gripe e nas doenças das vias respiratórias.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
30 cm
Crescimento
45 cm
Ciclo
Perene
Vigor
Vigorosa

Dicas do agrônomo

Corte a cebolinha sempre na base; isso evitará o secamento das hastes e uma brotação mais sadia. Você poderá encontrar algumas cascas de sementes na ponta da haste da cebolinha. A semente não fica no solo, mas nos ponteiros da planta, até cair naturalmente. Apesar de serem muito coloridas e belas, as flores da cebolinha exaurem as plantas, sendo aconselhável cortá-las para manter seu vigor. Não se esqueça de deixá-las em lugares sempre iluminados.

Receitas com Cebolinha

Robalo ao forno
Arroz com ervas
Omelete às Ervas
Tabule
Salada de Batata com Dill
Sopa Fria de Pepino
Manteiga de Ervas
Salada de Ravióli com Presunto
Omelete de Ervas
Bolo de Salmão com Dill