Manjerona
Origanum majorana

Mejorana
Marjoram
Marjolaine

Histórico

Da família do orégano, a manjerona era uma das ervas favoritas de Afrodite (deusa do amor) e simbolizava a felicidade. Até hoje, é tida como a erva do amor eterno, usada em enfeites por noivos e amantes. Quem visita a Grécia, se depara com manjeronas silvestres cobrindo a paisagem, exalando seu perfume singular. Foi introduzida na Europa na Idade Média, sendo muito apreciada pelas damas sob a forma de sachês.

Uso culinário

As folhas da manjerona são muito populares na cozinha grega e italiana. São usadas no preparo de pratos como carne, sopas, molho de tomate, pizzas, e para dar sabor em óleos e vinagres. Ótimo no preparo de condimentos para suflês, omeletes, batatas e pratos com queijo.

Uso terapêutico

O chá de manjerona é indicado no tratamento de reumatismo e artrites, assim como em gripes, resfriados, transtornos digestivos e feridas mal cicatrizadas.

Observação importante:
Qualquer uso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.

Replantio

Para que sua planta continue a crescer e tenha maior longevidade é recomendado o replantio.
Em um vaso maior, em uma jardineira ou em um canteiro de jardim sua planta encontrará uma área de solo mais ampla, favorecendo a continuidade do desenvolvimento de sua raiz.
Respeite as características descritas no quadro abaixo. Elas indicam as condições ideais para o sucesso do replantio.
Luminosidade Água Granulação do solo argiloso      médio      arenoso
Fertilidade do solo Espaçamento
20 cm
Crescimento
25 cm
Ciclo
Perene
Vigor
Médio

Dicas do agrônomo

O orégano e a manjerona, apesar de serem parecidos e da mesma família, têm paladar e hábitos de crescimento bem diferenciados. A manjerona é mais delicada e exigente em espaço para se desenvolver. É recomendável dividir a touceira do vasinho em 2 ou 3, para obter mudinhas com mais vigor.

Receitas com Manjerona

Filé com manjerona
Frango com tomilho
Arroz com ervas
Pasta de berinjela e tahine
Spaghettini ao Azeite e Ervas
Hambúrguer a Quatro Ervas
Espigas de Milho Verde com Ervas
Saltimbocca
Salada de Batata com Manjerona